Claudia Ferreira, MD, PhD
CRM-RJ: 52-55632-2

Em 1985 ingressei no Curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense – UFF em Niterói, Rj, onde me formei em 1991. Minha vida acadêmica voltou-se para a formação médica generalista, movida pelo desejo de contemplar o indiví­duo integralmente e não apenas por partes nas diferentes especialidades médicas. 

Durante o curso inquietava-me a predominância do modelo médico centrado na doença, onde pouco se falava sobre saúde. Já nessa época acreditava que faltava à  prática médica priorizar a informação, a cultura médica, a educação  aos pacientes, estimulando a auto-observação e colocando o indivíduo como ator principal do seu processo de saúde e doença. Queria tratar as doenças, sobretudo as doenças crônicas, do ponto de vista do estímulo à  saúde e não o do bloqueio dos sintomas físicos. Dentro desta visão mais global, tive que buscar outros paradigmas de pensamento médico, que tivessem uma visão vitalista do corpo humano. Assim, além da formação em Clínica Médica me especializei em Medicina Chinesa e Acupuntura.

Mais tarde estagiei no Instituto Internacional de Acupuntura de Pequim, onde pude ver de perto a força da Acupuntura.

Trabalhei ainda como médica de Saúde Pública e Medicina de Famí­lia na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Aprofundei minhas teorias no Mestrado e Doutorado no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, de 2006 à  2011, com pesquisa na área da Racionalidade Médica Chinesa, dentro de sua categoria Shen, que contempla a integração Mente, Corpo e Espí­rito na Diagnose e na Terapêutica Médicas.

Mais tarde a formação em Prática Integral em Saúde, de base alemã, orientada pelo Dr. Eduardo Almeida, diretor do ARZT- Instituto de Medicina Integral em Niterói, Rj, veio sintetizar e sedimentar essa busca por uma prática médica que priorize a visão do corpo dentro dos princí­pios das leis da natureza.